Cuiabá celebra compromissos com o direito ao brincar no município
A Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, desenvolve desde agosto de 2014 o projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola no município de Cuiabá (MT). Com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município, são realizadas diversas atividades com foco no direito ao brincar, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento integral da criança.
Com o desenvolvimento do projeto, foi possível qualificar as ações desenvolvidas pelo município para promoção do direito ao brincar. Durante os oito meses de atividades, foram realizadas 136 horas de formação para 37 educadores e gestores da educação infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental, beneficiando indiretamente 3.600 crianças, em 11 escolas.
Segundo Angely Arruda, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, o projeto chegou no momento certo. “Foi excelente, oxigenou as unidades envolvidas, ressignificou nossa prática e hoje estamos com outro olhar. Além de estreitar mais os laços do nosso compromisso de educadores e da importância do Brincar, agora somos multiplicadores e vamos dar continuidade às atividades com a comunidade e as crianças”, declara.
Encerramento do Projeto
De 5 a 9 de maio, acontece a última semana de formação e encerramento do projeto “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola”, em Cuiabá (MT). No dia 5 será o último encontro do Grupo de Trabalho, quando será realizada a entrega dos documentos produzidos ao longo dos encontros, para a garantia de continuidade do projeto no município. Nos dias 6 e 7 serão realizados seminários com a formação direcionada para os educadores que participaram desde o início do projeto. Já no dia 9, o encerramento e a realização do seminário aberto com o palestrante, músico e pesquisador Nélio Spréa, que abordará o tema “Linguagem escrita e matemática x práticas sociais“.
“O envolvimento dos gestores da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá durante o projeto, contribuiu para obtermos resultados que permanecerão após o término dos nossos encontros. Foram sistematizadas ações como a formação específica do sistema de garantia de direitos, seminário aberto envolvendo as demais escolas, trocas de experiências sobre o brincar na semana pedagógica e por fim, a revitalização de uma praça. Juntos às instituições parceiras envolvidas, decidimos que por meio dos resultados, desenvolveríamos dois projetos no município de Cuiabá, e agora, finalizamos as formações do primeiro”, comemora Sheila Pomilho, coordenadora do projeto.
O encerramento reunirá 600 pessoas entre participantes do projeto, gestores e educadores convidados.
As atividades acontecerão no Bosque da Saúde, na Rua Historiador Rubens Mendonça, 3.500 – Jardim Aclimação, das 8h às 17h, em Cuiabá.
Dia 5 de Maio – Encontro do Grupo de Trabalho
Dias 6 e 7 de Maio – Seminário
Dia 9 de Maio – Seminário Aberto e encerramento