O projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar promove a formação de educadores e diferentes agentes do Sistema de Garantia de Direitos sobre o fortalecimento do direito ao brincar na infância, em escolas, ONGs, ruas, parques e demais espaços onde as crianças convivem e interagem em todo o país.

De 2014 a 2017 o projeto esteve em 23 municípios brasileiros divididos em 8 estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Por meio de caminhos metodológicos, vivências, pesquisas e referências legais, o projeto também ampliou e produziu coletivamente conhecimento sobre o brincar e as infâncias, aliando a reflexão teórica e a prática de uma formação continuada com enfoque nos direitos humanos de crianças.

Durante sua trajetória formativa, promoveu articulação com os municípios, expandindo a discussão sobre o direito ao brincar  e fortalecendo as políticas no território local. Houve ainda a produção da série de vídeos “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar”, partindo das práticas acompanhadas pelo projeto, incluindo falas de especialistas e gestores públicos com o intuito de fomentar a formação de educadores em outros espaços.

Recursos educacionais