O projeto Territoriar foi realizado entre os anos  2015 a 2019 com base nas diretrizes sobre Infraestrutura Escolar dispostas no Plano Nacional de Educação (PNE-MEC). Com foco na promoção da qualidade da educação e a permanência escolar de meninos e meninas, promoveu a participação da comunidade na ressignificação de ambientes pedagógicos do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental de escolas públicas, considerando a convivência, a humanização, a ludicidade, a investigação e o sentimento de pertencimento territorial.

O projeto

A palavra território sugere a delimitação de um local. Mais do que isso, revela também as diversas expressões da interação humana com o meio que habita. Retomando esse princípio, o projeto Territoriar passou por 15 escolas de 4 estados brasileiros: Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso. Realizou formações para toda a comunidade escolar incluindo crianças e famílias, articulando um diálogo com o poder público local em um trabalho coletivo que culminou na ressignificação de espaços dentro das escolas, entendendo que este também é um elemento importante no processo educativo.

Publicações

Para registrar o percurso formativo foram produzidos dois livros por escola com base nas realidades locais, de modo a contribuir com a continuidade do trabalho iniciado com o projeto. Com objetivo de fomentar a discussão sobre a temática, também foram produzidos o documentário “Territoriar: Ambientes Educativos Inspiram Novas Aprendizagens” e o livro digital “Educação Integral e as Práticas em Desenvolvimento”. Ambos estão disponíveis online para acesso gratuito e podem inspirar outras práticas Brasil afora.

Documentário

O documentário Territoriar: Ambientes Educativos Inspiram Novas Aprendizagens traz à pauta reflexões acerca da qualidade e permanência escolar na educação pública brasileira. Com base em entrevistas e relatos discute-se o modelo de escola atual, com destaque para o modelo arquitetônico hegemônico, as relações com o território e a participação da comunidade na organização escolar. A narrativa apresenta, ainda, o projeto territoriar como uma prática que visa contribuir na qualificação da educação pública do país, propondo a participação da comunidade na ressignificação de espaços educativos do primeiro ciclo do ensino fundamental, considerando a convivência, a humanização, a ludicidade, a investigação e o sentimento de pertencimento territorial.

Recursos educacionais