A Campanha Defenda-se promove desde 2014 a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de vídeos educativos com linguagem acessível e amigável, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade.

Os conteúdos

Todos os conteúdos estão também disponíveis em Inglês, Espanhol, Libras e Audiodescrição. As histórias apresentam situações em que as crianças têm condições reais de agir preventivamente, especialmente pelo reconhecimento de situações de violência e de estratégias que dificultam a ação dos agressores.

Os conteúdos aumentam as chances de que as crianças identifiquem situações de violência sexual no contexto familiar, escolar, e em outros locais de convivência, e deste modo, contribuam na quebra do ciclo de violência, comunicando a violação a um adulto de confiança, ao Conselho Tutelar ou diretamente para o Disque 100 e outros canais. Permite, ainda, que famílias e profissionais realizem a adequada mediação entre as crianças e adolescentes e o sistema de garantia de direitos.

Autodefesa

Autodefesa

Desenvolvida a partir do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, especialmente nos Eixos de Prevenção e Protagonismo Infanto-juvenil, e o 3º Protocolo Facultativo da Convenção sobre os Direitos da Criança, que prevê a possibilidade de a criança denunciar à Organização das Nações Unidas (ONU) violações de seus direitos. A Campanha venceu o Prêmio Neide Castanha em 2015 e Certificado de Excelência concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 2016.

Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos

Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos

Por meio da Campanha Defenda-se o Centro Marista de Defesa da Infância promove formação e produção de materiais educativos voltados para operadores do Sistema de Garantia de Direitos. O objetivo deste processo de assessoramento é facilitar a prevenção, a atenção e a adequada acolhida e encaminhamento de crianças e adolescentes vítima de violência.

Revelação Espontânea

Conheça o Jogo de Cartas à Comunidade Educativa! Nele, os profissionais da escola e dos espaços de educação não formal encontram informações sobre a revelação espontânea de violência de um jeito lúdico e descomplicado.

Recursos educacionais