O CADÊ Paraná facilita o acesso a dados, desenvolve informes temáticos e promove ações de incidência política com foco nos direitos de crianças e adolescentes do estado do Paraná. Parte da premissa de que a análise de informações é fundamental na transformação das condições de vida de meninos e meninas. Com a ferramenta é possível visualizar, medir e analisar dados oficiais dos 399 municípios do estado, distribuídos em oito dimensões. Os 86 indicadores monitorados são atualizados periodicamente, de acordo com a informação mais recente das bases oficiais.

O uso dos dados favorece o mapeamento de agendas prioritárias, a implementação e avaliação das políticas públicas e do desempenho dos governos; o engajamento comunitário e a identificação de quem se encontra em situação mais vulnerável.

Quanto maior for a procura e a oferta por dados, maior será a qualidade do seu uso. Quando operados no âmbito das políticas públicas, aumenta-se a probabilidade de resultados virtuosos e sustentáveis para a vida de crianças e adolescentes, hoje e no futuro.

Informes Temáticos

Para atender à diversidade de propósitos de uso de dados, o CADÊ Paraná organiza publicações temáticas baseadas em informações disponíveis na plataforma e em demais fontes complementares. Os temas são definidos por meio do diálogo com organizações da sociedade civil, da interpretação de dados estatísticos e da análise de cenário sobre questões sociais emergentes.

Os informes temáticos periódicos têm como objetivo fortalecer a incidência política por meio do uso de dados e da reflexão sociopolítica. Os ensaios temáticos, caracterizados como estudos de aprofundamento sobre casos do estado do Paraná, são estruturados em análises de indicadores com série histórica.

Recursos educacionais