30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Sob o olhar de quem importa


Rafael Teixeira 29/06/2021

Hoje, 13 de julho, comemoramos os 30 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para celebrar este marco nacional e para nos lembrar da importância de que todos conheçam suas responsabilidades, a partir de hoje você confere a percepção de meninos e meninas de nossas áreas de atuação sobre os itens garantidos a eles no artigo 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Campanha “ECA – Sob o olhar de quem importa” pretende, durante o mês de julho, compartilhar diversos depoimentos de estudantes Maristas sobre direitos como vida, saúde, educação, dignidade, respeito, cultura, profissionalização, lazer e liberdade, todos assegurados na constituição.

O Brasil constitucionalizou em 1988 que os direitos de crianças e adolescentes devem ser assegurados com prioridade absoluta, e que essa é uma responsabilidade compartilhada pela família, sociedade civil e pelo Estado. É certo que a efetivação do Estatuto é um desafio, mas ter o seu ponto de vista ouvido e considerado é o primeiro passo para a execução de um conjunto de direitos verdadeiramente assegurados.

E você pode colaborar com esse entendimento e dissipação do assunto: converse com seus filhos, sobrinhos ou amigos sobre a importância dos direitos em cada um desses eixos direcionadores e compartilhe conosco.

Abaixo alguns trechos dos depoimentos dos estudantes Marista sobre os seus direitos garantidos na constituição:

Respeito pela criança é deixar ela brincar, ficar feliz e se importar com a natureza” – Emanuele Carvalho – 5 anos – Marista Escola Social Lar Feliz

“Saúde é quando eu nasci, fui aos médicos, tomei os remédios e fui ao dentista” – Rafael Figueiró – 6 anos – Colégio Marista Champagnat

Liberdade para mim é poder se expressar e poder decidir as coisas de acordo com a minha própria vontade ” – Letícia Paim – 16 anos – TECPUC

Se cada um fizer a sua parte e atuar na luta da defesa e garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes, podemos fazer um amanhã melhor.

Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todos os olhares de quem importa!