Ecos de Proteção promove diálogo sobre prevenção de violências contra crianças

Iniciativa do Centro Marista de Defesa da Infância tem como objetivo fortalecer a cultura do cuidado e garantir ambientes mais seguros para crianças e adolescentes


Milena Alves 02/10/2025

A proteção das crianças e adolescentes contra diferentes formas de violência ganhou um novo impulso com o  projeto Ecos de Proteção, do Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI). A proposta une esforços da sociedade civil e da Igreja Católica para ampliar o debate sobre prevenção de violências e fortalecer a construção de ambientes seguros e acolhedores.

Com foco em prevenção, o projeto capacita agentes pastorais, catequistas e lideranças comunitárias para identificar situações de vulnerabilidade e agir de forma adequada. Também promove campanhas de sensibilização, em parceria com a iniciativa Defenda-se, e desenvolve materiais educativos que disseminam a cultura do cuidado integral. Paralelamente, o CMDI realiza pesquisas sobre o, ampliando o diálogo entre diferentes atores sociais e fortalecendo a rede de proteção. “Com o Ecos de Proteção, queremos facilitar a prevenção em todos os espaços, com foco nos ambientes eclesiais, promovendo uma cultura de cuidado e justiça social”, reforça Rivaldo Candido, analista de projeto do CMDI.

Ciclo de Diálogo a proteção das infâncias no âmbito eclesial e civil

Entre as ações previstas, destaca-se o Ciclo de Diálogo – Proteção das Infâncias no âmbito eclesial e civil, que acontece de 7 a 21 de outubro, sempre às terças-feiras. Os encontros reúnem especialistas para refletir sobre a criação de ambientes seguros, a escuta de territórios e a importância da comunicação amigável na defesa de crianças e adolescentes. A maioria das mesas-redondas será on-line e aberta a estudantes, religiosos, líderes pastorais e membros da comunidade.

  • 7 de outubro, às 19h – on-line
    Tema: Escuta do território e redes de proteção em ambientes civis e eclesiais
    Participantes: Cristiano Hamman e Eliane De Carli
  • 14 de outubro, às 19h – on-line
    Tema: Comunicação amigável na divulgação sobre proteção às infâncias e pessoas vulneráveis
    Participantes: Márcia Veiga da Silva e Profª Joana Puntel
    Mediação: Juliana Maria Fontoura.
  • 21 de setembro, às 19h – on-line
    Tema: A proteção das infâncias e adultos vulneráveis na Igreja
    Participantes: Carolina Monteiro Orphanopoulos
    Mediação: Pe. Márcio Luiz Fernandes.

Link de inscrição: https://bit.ly/dialogo-ecos