CADÊ Paraná reúne dados sobre a situação dos direitos de crianças e adolescentes no Paraná


Rafael Teixeira 29/06/2021

O Estatuto da Criança e do Adolescente, um dos principais instrumentos de defesa, promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros, celebra, nesta quarta-feira (13), 26 anos de sua promulgação. Para marcar a data, o Centro Marista de Defesa da Infância, da Rede Marista de Solidariedade (RMS), lança o CADÊ Paraná, uma plataforma digital que reúne dados sobre a situação dos direitos de meninas e meninos nos 399 municípios do Paraná.

Com ela, é possível visualizar, comparar e analisar mais de 80 indicadores sobre Educação, Saúde, Habitação, Demografia, Economia, Cidadania, Legislação e Justiça.

O objetivo é contribuir para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, disponibilizando um espaço de referência na internet para subsidiar o trabalho de gestores, executores de políticas públicas, pesquisadores e organizações da sociedade civil. Com o CADÊ Paraná, a sociedade também terá mais uma ferramenta para auxiliar no acompanhamento e controle social das políticas públicas, identificando se as ações dos governos de fato contribuem na transformação da realidade social.

Os dados da plataforma são extraídos de fontes oficiais (como IBGE, INEP e DATASUS) e a atualização ocorre conforme disponibilização das bases por essas fontes, que têm periodicidade anual (por exemplo, o Censo Escolar) ou decenal (Censo Demográfico).

Espera-se que, por meio do uso de dados, as políticas de atendimento a crianças e adolescentes sejam qualificadas, de modo que elas respondam efetivamente às necessidades dessa população, conforme a realidade de cada território.

Saiba mais sobre o plataforma vendo o tutorial aqui.

Lançamento público

Nos dias 19 e 20, haverá o lançamento público da plataforma durante o Encontro Estadual do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA/PR), que acontecerá na PUCPR – Câmpus Curitiba. Com o tema “Fortalecendo a sociedade civil na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes”, o evento reunirá entidades, conselheiros tutelares e defensores de direitos humanos de diferentes regiões do estado.

O CADÊ Paraná contou com a parceria da Diretoria de Tecnologia e Sistemas (DTS) do Grupo Marista e da Sofhar.

Confira a plataforma aqui: www.cadeparana.org.br