Ciclo de encontros regionais discute situação das políticas para infância e adolescência no Paraná
Entre os dias 10 e 31 de março, o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA/PR) realiza um ciclo de Encontros Regionais em 11 cidades do Paraná. O objetivo é fortalecer a atuação da sociedade civil paranaense no controle social das políticas de direitos humanos de crianças e adolescentes.
O primeiro encontro acontecerá no dia 10 de março em Curitiba. De acordo com Douglas Moreira, articulador do Centro Marista de Defesa da Infância e membro da coordenação do Fórum DCA/PR, a ideia é mobilizar entidades, redes, movimentos sociais, sindicatos, conselhos de classe, coletivos de adolescentes e militantes das diferentes frentes de direitos humanos, em todas as macrorregiões do estado.
“Frente aos grandes desafios que enfrentamos para que a legislação seja cumprida e os direitos se tornem realidade, é necessário que a sociedade civil esteja atenta e articulada, acompanhando a ação dos governos e exercendo o controle social das políticas públicas. E o ano de 2015 traz uma série de oportunidades nesse sentido, sobre as quais vamos dialogar nos encontros. Por isso, convidamos toda a sociedade civil para participar conosco e ajudar a construir um novo momento para as crianças e os adolescentes no Paraná”, declara Douglas.
O Fórum DCA/PR busca promover o controle social e apoiar as ações do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), em articulação com as entidades que o compõem, com os Conselhos Municipais (CMDCAs), os Conselhos Tutelares e os Fóruns Regionais e/ou Municipais.
Durante o ciclo será discutida a situação das políticas para infância e adolescência no Paraná e a participação da sociedade civil nas principais agendas dessa área para o ano, como as Conferências de Direitos e a eleição do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Também será apresentado e avaliado o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná, documento que estabelece as ações e metas que devem ser desenvolvidas no estado para a efetivação dos direitos das meninas e meninos paranaenses até 2023.
Os encontros acontecerão em um município de cada macrorregião do estado. Em Curitiba (10/03), Londrina (11/03), Maringá (12/03), Cornélio Procópio (13/03), Ponta Grossa (23/03), Irati (24/03), Guarapuava (25/03), Francisco Beltrão Foz do (26/03), Iguaçu (27/03) Umuarama (30/03) e Campo Mourão (31/03). Os locais e horários em cada região estão disponíveis em http://bit.ly/forumdcapr.