Novo CADÊ Paraná traduz a infância e adolescência do estado em números


[email protected] 29/06/2021

O Centro Marista de Defesa da Infância lançou nesta semana o novo CADÊ Paraná em evento no Espaço de Educação Executiva (PUC-PR). A ferramenta tem como objetivo facilitar o acesso aos dados sobre a infância e adolescência dos 399 municípios do estado. Na ocasião, foi também apresentado o Informe Temático “Aprendizagem Profissional: Adolescência, Identidade e Trabalho”, produto do CADÊ que qualifica as informações estatísticas a partir de temas emergentes definidos por organizações da sociedade civil.

Estiveram presentes instituições da sociedade civil, poder público e colaboradores do Grupo Marista. Além da apresentação da plataforma, a mesa de abertura do evento tratou do tema “Uso de dados estatísticos na promoção e incidência política sobre os direitos da criança e do adolescente”, com apresentações de Denise Collin, diretora da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional do Ministério Público do Paraná e Iván Islas, responsável pela área de monitoramento de indicadores da Red por los Derechos de la Infancia em México (Redim) por videoconferência.

01

Disponível desde 2016, a plataforma reúne 85 indicadores sociais sobre direitos de crianças e adolescentes no Paraná, divididos em oito dimensões. O novo modelo permite uma interação maior com os dados. As informações são apresentadas de forma sucinta por meio de gráficos, tabelas e mapas de calor, e permite a comparação da situação do município com o estado do Paraná.

Considerando ainda as dificuldades associadas ao acesso e leitura de dados estatísticos, o CADÊ disponibiliza informes temáticos que adotam uma abordagem reflexiva, recorrendo a dados quantitativos e qualitativos e com promoção de ações de incidência política.

Já disponível na plataforma, o informe lançado nesta semana trata do cenário da aprendizagem profissional no Paraná, na administração pública e na socioeducação. Ainda apresenta como a aprendizagem contribui para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e pode ser uma estratégia importante no enfrentamento ao trabalho infantil.

Link: www.cadeparana.org.br