Infância, adolescência e direitos: Livro de dados do Paraná


Rafael Teixeira 23/02/2021

A publicação representa a continuidade da implementação de um sistema de monitoramento dos direitos da criança e do adolescente baseado em dados. Desenvolvido com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade e com a participação das organizações integrantes do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná.

Os indicadores selecionados foram organizados em oito grandes áreas, desdobradas por município e que contemplam os princípios estabelecidos pela Convenção. São elas: demografia, cidadania, saúde, educação, habitação, economia, justiça e legislação. Além da relevância social, a seleção levou em conta: a viabilidade estatística, já que se trata de dados por município; a comunicabilidade, para que sejam de fácil compreensão; a periodicidade, com o acompanhamento das mudanças ao longo do tempo; e a desagregrabilidade, isto é, a utilização de forma desagregada, por cidade, gênero, faixa etária, cor e raça (SBDCA; FNDCA; IMAS, 2011).


As fontes utilizadas são oficiais e referentes a 2010, ano do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desafio é que os dados aqui apresentados tornem-se instrumentos úteis nas mãos de todos aqueles que lutam para garantir às crianças e aos adolescentes o desfrute pleno de seus direitos.