Coleção Agenda 2030: para que ninguém fique para trás


Rafael Teixeira 13/05/2022

A coleção “Agenda 2030: para que ninguém fique para trás”, elaborada por Educadys e pelo Centro Marista de Defesa da Infância, tem como objetivo ajudar educadores a trabalhar com crianças, adolescentes e jovens nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As Fichas que compõem a coleção propõem uma série de atividades a serem utilizadas de diferentes formas para que possam ser adaptadas às necessidades de cada contexto. Ao longo desse material, os educadores poderão reunir diferentes temas da Agenda 2030.

O material é organizado em três momentos: Ver, Pensar e Agir, e possibilita aos grupos de crianças, adolescentes e jovens percorrer um caminho pedagógico. As propostas incluem atividades recreativas, debates e conscientização. Cabe a cada educador avaliar as possibilidades, a maturidade do grupo e seus conhecimentos prévios, realizar os exercícios ou adaptá-los de acordo com o contexto, bem como listar suas ferramentas para apoiar os participantes quando necessário.
Além dos conteúdos, as Fichas enfatizam as experiências de aprendizagem que cada grupo pode realizar com a intenção de poder levá-los à ação concreta.