Série CUIDADORES DE ESPERANÇA
A série Cuidadores de Esperança, do projeto Ecos de Proteção, é um convite à ação, à oração e ao compromisso com aqueles que precisam: crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis. São publicações sobre diferentes temas, para inspirar reflexões de esperança.
Os subsídios da série foram pensados como instrumentos de formação, sensibilização e mobilização comunitária. Cada material aprofunda temas ligados à proteção de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, articulando reflexão teológica, leitura da realidade e orientações práticas.
Mais do que informar, os subsídios convidam à escuta, ao discernimento e à corresponsabilidade. São conteúdos que ajudam lideranças, agentes pastorais e educadores a transformar a esperança em atitudes concretas, fortalecendo uma cultura do cuidado, da prevenção e da dignidade humana no cotidiano das comunidades.
Confira os volumes da série:
1. Proteger também é evangelizar
A primeira publicação da série chega para recordar que a esperança cuida, acolhe, protege. Aqui, você encontra sugestões de filmes, leituras, reflexões e uma convocação inspiradas no pensamento do Papa Francisco.
2. Um olhar de ternura e cuidado aos enfermos
No segundo volume, o olhar se volta às crianças, adolescentes e pessoas que enfrentam enfermidades, deficiências ou fragilidades que limitam sua autonomia e seu bem-estar. Inspirado pelo apelo do Papa Francisco para estarmos próximos dos que vivem “condições extenuantes”, o material reforça a importância de levar conforto, dignidade e presença amorosa aos que mais precisam.
3. Pelas infâncias, olhar com ternura, agir com coragem
O terceiro volume lança luz sobre a urgência de garantir dignidade às infâncias brasileiras. Com base em documentos como o ECA e a Carta Apostólica Vos Estis Lux Mundi, o material também propõe ações práticas para comunidades e lideranças, lembrando: cuidar das infâncias é um ato de fé e compromisso com o Evangelho da vida.
4. Por um olhar digno às pessoas com deficiência
Neste volume, o olhar se volta às pessoas com deficiência, com o convite para que comunidades eclesiais reconheçam sua dignidade, potencialidade e protagonismo. O material reforça o apelo do Papa Francisco por uma Igreja acessível, onde todos possam evangelizar com a própria vida.
Além de conteúdos formativos, o subsídio oferece sugestões práticas, indicações de filmes, livros e séries, e inspira ações pastorais que transformam inclusão em testemunho de fé.
5. Cuidado e ternura entre as gerações
Essa publicação é um convite a redescobrir o valor dos avós e das pessoas idosas como parte essencial da vida em família e na comunidade. Inspirado nas palavras do Papa Francisco e no Jubileu da Esperança, ele nos lembra que envelhecer não é sinônimo de perda, mas de tesouro: experiência, sabedoria e amor a serem partilhados.
Ao abrir essas páginas, você encontrará pistas para transformar sua família, paróquia ou grupo em um espaço de encontro, onde cada geração aprende com a outra e onde a esperança floresce no cuidado mútuo.
6. Jovens agentes e protagonistas da esperança
Este é um convite a reconhecer as juventudes como sinal vivo de esperança. Ao iluminar seus desafios, direitos e potencialidades, o subsídio reforça a importância de ambientes seguros, da escuta ativa e do protagonismo juvenil. Cuidar da esperança é caminhar com os jovens, fortalecendo sua dignidade e seu lugar na vida da Igreja e da sociedade.
7. O cuidado como resposta às injustiças
A justiça é expressão concreta do cuidado. Ao abordar as violações de direitos que afetam crianças e pessoas vulneráveis, essa publicação convoca comunidades e lideranças a uma postura preventiva, profética e corresponsável. Ser cuidador de esperança é não se calar diante da injustiça e agir pela dignidade de todos.
8. A catequese como ambiente seguro para vivência da fé
Catequese é espaço de acolhida, confiança e proteção. Mais do que um caminho formativo, a catequese é apresentada como lugar seguro onde fé e vida se encontram. O material inspira catequistas e comunidades a assumirem o cuidado como atitude cotidiana, promovendo relações saudáveis e respeitosas.
9. Defendendo a vida e a dignidade dos migrantes e refugiados
O nono volume da série é um convite a estender nosso olhar e ação aos migrantes e refugiados, irmãos e irmãs que deixam suas terrar em busca de um futuro mais digno. Observar essa realidade é um imperativo de nossa fé e um convite à ação, é o primeiro passo para poder agir com esperança.
10. Educação para promoção de ambientes seguros
A realidade da educação no Brasil é marcada por muitos desafios e se faz necessário conhecer a realidade para poder agir com esperança. Mais do que um espaço de ensino, a escola deve ser reconhecida como um território de proteção, onde crianças e adolescentes possam desenvolver sua autonomia, senso crítico e leitura de mundo.
11. A esperança dos pobres é a missão da Igreja
A pobreza é uma realidade eminente que faz parte da vida de muitas pessoas, porém é uma condição para a qual há muito descaso, se fecha os olhos e é motivo de preconceito. Para esses que vivem em condições indignas de vida, muitas vezes o que resta é a esperança.